top of page

Review: Timberborn

Foto do escritor: Guilherme RibeiroGuilherme Ribeiro

Atualizado: 4 de jul. de 2023



O que aconteceria se toda a humanidade fosse extinta e castores se tornassem o novo passo da evolução? Timberborn nos mostra que a Terra estaria em boas mãos.



O JOGO


Timberborn é um construtor de cidades desenvolvido e distribuído pela Mechanistry. Uma seca causada pela humanidade foi a causa de sua própria ruína. Porém, a natureza sempre encontra um caminho para continuar e algumas espécies se adaptaram e criaram grandes cidades. Timberborn te coloca no comando de uma sociedade de castores que precisa sobreviver aos períodos de secas, criando uma base sólida para que seus cidadãos se mantenham vivos, confortáveis e felizes. Construa sua cidade, mova montanhas, domine a água e mantenha seus castores saudáveis para que possam sobreviver um dia mais.


O começo de uma grande sociedade.
O começo de uma grande sociedade.

MINHAS IMPRESSÕES


Construir cidades é sempre divertido e prazeroso. Em Timberborn não seria diferente. É um jogo bem feito, com mecânicas que parecem complexas, mas são fáceis e divertidas de aprender. Você se sente empolgado em aumentar cada vez mais o tamanho de sua cidade e, quando percebe, já se passaram horas. Estruturas vão sendo desbloqueadas e a curiosidade em usá-las te move para continuar expandindo.


O jogo ainda está em acesso antecipado e recebe atualizações frequentemente. No momento, podemos jogar com duas facções de castores, que possuem características e construções únicas. Com ciclos de secas, os castores precisam sempre se preparar para a próxima, estocando comida e água, criando formas de se manterem vivos até que o período árido acabe.


Ao começar um novo mapa, um leque de ideias virá a sua mente. Onde construir sua cidade e como dispor as construções de forma eficiente serão preocupações válidas, pois faz uma enorme diferença. As construções verticais e acima do rio fazem com que o céu seja o limite para sua imaginação. O jogo está em Português-Brasil, o que facilita bastante no entendimento das estruturas. Para aqueles que adoram construir, ainda temos o modo editor de mapas.


O objetivo do jogo é simples: sobreviva. Não existem grandes objetivos aqui. Alguns sentirão falta de um propósito maior, porém, toda a ideia do jogo é a construção de uma cidade. E Timberborn faz isso muito bem.


Muito satisfatório ver um cidade funcional.
Muito satisfatório ver um cidade funcional.

CONQUISTAS


Infelizmente, o jogo não possui conquistas até o presente momento. Como está em acesso antecipado, podemos esperar algo no futuro. Seria uma grande adição ao jogo, na minha opinião, pois daria um atrativo a mais para aqueles que buscam desafios.


Castores também tem happy hour.
Castores também tem happy hour.

CONCLUSÃO


Timberborn é um jogo muito divertido e bem feito. Apesar de simples, vai te prender por um bom tempo. Cada atualização melhora mais ainda a qualidade de vida, o que mostra o quão preocupados os desenvolvedores estão com seu jogo e jogadores. Arrisco dizer que o jogo vai ter o dobro de conteúdo que tem hoje. Tudo é bem pensado e feito com carinho.


Apesar da repetição de ciclos, o jogo não fica cansativo. Você sempre vai querer continuar construindo e melhorando sua cidade até que a próxima seca chegue. E toda vez é diferente, pois o jogo te impulssiona pra frente de forma leve e que faça você explorar e errar. E você vai errar muito, inundando tudo ou fazendo todos os seus castores morrerem, mas tudo faz parte do aprendizado, que é fácil e rápido.


O jogo não vai exigir muito de você e será terapêutico cuidar de seus castores. Vale a pena conferir o jogo e onde ele vai chegar. Os desenvolvedores estão num bom caminho para tornar Timberborn em algo memorável e agradável de se jogar.


NOTA: 8.5/10

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page