Depois de jogar This Bed We Made, você nunca mais ficará tranquilo quando se hospedar em um hotel.
O JOGO
This Bed We Made é um jogo de mistério e investigação desenvolvido e distribuído pela Lowbirth Games. Em um hotel dos anos 50, conhecemos Sophie, nossa protagonista e camareira curiosa, que adora fuçar nos pertences dos hóspedes. Um dia, ao entrar em um dos quartos, Sophie se depara com uma câmara escura improvisada no banheiro e, para sua surpresa, diversas fotos suas enquanto mexia nos itens dos clientes. Assustada, ela tenta entender o que está acontecendo e, sem querer, se envolve numa trama maior do que imaginava.
Agora, nossa querida camareira ativa seu modo detetive para descobrir o que está acontecendo. Como já está acostumada a bisbilhotar os quartos, Sophie vai em busca de respostas para muitos mistérios.
MINHAS IMPRESSÕES
Jogos de investigação precisam ser bem feitos para manter o público entretido com a história. This Bed We Made consegue prender sua atenção, tanto que você vai achar o jogo curto quando perceber que está finalizando a jornada. Porém, sinto que, mesmo quando a história atinge seu climax, não é tão impactante como deveria. Toda a investigação antes disso é legal, com enigmas realmente interessantes e nada complicados, mas cheio de textos. Inclusive, o jogo não está em Português-Brasil, o que pode afastar os não falantes da língua inglesa, já que é extremamente necessário entender a história para não perder a experiência.
As escolhas feitas mudam alguns rumos, mas na prática mesmo, não influencia no decorrer do jogo. Fará diferença nos diferentes finais que você pode fazer, que também, não mexeram comigo. Tanto fazia o final que eu completasse, não teve nada de impacto pra mim. Acho legal que suas ações ou a falta delas façam com que aspectos mudem, mas no fim, acho que foi mal utilizado para fechar a história.
Gostei da atmosfera que é criada logo no começo do jogo, uma aura de que, a qualquer momento, alguém iria aparecer e pegar Sophie no flagra. Porém, com o decorrer do tempo, você logo percebe que não existe nenhuma ameaça ali, o que tira um pouco do peso da investigação secreta. As personagens tem uma boa personalidade e são bem atuadas por seus dubladores, o que faz com que tudo fique mais real e menos genérico. Apesar de realtivamente curto, o jogo possui um fator replay para que você faça novas escolhas e ações e veja seus resultados.
CONQUISTAS
Como todo jogo onde envolve escolhas, você terá muitas conquistas relacionadas à elas. Ou seja, caso você escolha um caminho e desbloqueie uma conquista, você terá que fazer o outro depois para adquirir a outra conquista. Existem também conquistas de ações específicas e as conquistas para cada final da história. No geral, você consegue mais da metade delas assim que terminar o jogo, mas terá que começar de novo fazendo escolhas diferentes para poder completar os 100% do jogo.
CONCLUSÃO
Adoro jogos de investigação e This Bed We Made é competente no que se propõe a fazer. Eu esperava mais da história e de seu climax, mas ainda assim, é uma boa históra com bons personagens. O fato do jogo ser curto não é ruim, pois podemos ser mais diretos e não faz o jogador ficar cansado com muitos textos apenas para alongar o jogo. Queria apenas que This Bed We Made gerasse mais perigos, pois chega um momento que você está simplesmente mexendo em todos os quartos do hotel sem sequer ter qualquer ameaça, como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Espero ver mais jogos assim, pois é interessante e recompensador se meter em investigações. As personagens não são genéricas, fazendo com que elas ganhem vida, como se fossem pessoas reais mesmo. Por mais que eu tenha sentido que faltou um tempero a mais, recomendo que joguem This Bed We Made e despertem seus lados curiosos.
Comentários