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Foto do escritorGuilherme Ribeiro

Review: The Thaumaturge



Conheça suas falhas e seus demônios e use ao seu favor em The Thaumaturge.



O JOGO


The Thaumaturge é um RPG com combates em turnos desenvolvido pela Fool's Theory e distribuído pela 11 bit studios. Ao começar nossa jornada, conhecemos Wiktor Szulski, nosso protagonista, que é um taumaturgo. Mas o que é um taumaturgo? São pessoas que podem ler os segredos da alma humana, falar com a Escuridão e domar seres sobrenaturais chamados Salutors, conhecidos por causarem problemas. Wiktor deseja capturar diversos Salutors e controlá-los, mesmo que essa seja uma tarefa mortal e perigosa. E assim, nosso taumaturgo prossegue em seu objetivo, passando por diversas cidades e vilas, desvendando mistérios e enfrentando inimigos, humanos ou não.


Enfrente e capture essas criaturas chamadas Salutors.
Enfrente e capture essas criaturas chamadas Salutors.

MINHAS IMPRESSÕES


Devo iniciar minhas impressões com o que mais me chamou atenção numa primeira olhada: o visual. O jogo é lindíssimo, com muitos detalhes e num tom bem melancólico que dá esse tom para história. O design de personagens é muito bem feito e o dos Salutors não fica atrás, retradando esses seres sobrenaturais de forma bizarra e assustadora. O jogo não está em Português-Brasil, o que é uma pena, pois o jogo possui muitos textos e você depende deles para o entendimento de algumas missões ou para onde ir em alguns momentos, o que prejudica os não falantes da língua inglesa. As personagens são dubladas e transmitem bem a personalidade de cada um deles.


A jogabilidade é bem simples. Quando estiver explorando, você facilmente se guia usando seus sentidos. Nas explorações e mistérios, suas decisões fazem a diferença no resultado final. Algumas ações só podem ser tomadas se você tiver nível suficiente daquela habilidade necessária. Isso pode culminar em mudança de atitude de alguns personagens, te ajudando a avançar em algumas situações. Já no combate, que acontece em turnos, você controla as ações de Wiktor e de seus Salutors, para ataques físicos e psíquicos, que podem ser combinados para gerar ataques ou efeitos mais poderosos. É uma dinâmica bem legal, pois no começo, parece que você estará sempre em desvantagem nas lutas, mas mal sabem seus inimigos que eles é quem devem te temer. O sistema de evolução de habilidades é customizável e nada complicada. Diferente de muitos RPGs, onde você precisa de um mestrado pra descobrir qual habilidade é melhor, aqui você tem muitas opções, mas que seguem uma linha simples de raciocínio e são fáceis de entender, além dos melhoramentos, que podem ser equipados e desequipados de suas habilidades como bem entender. É um RPG interessantíssimo, cheio de questionamentos sobre falhas, pecados e demônios interiores, sobre como usar isso ao seu favor como força e não como uma maldição, sobre buscar ajuda quando for preciso. Tenho certeza de que quem gosta do gênero, vai ficar empolgado e instigado a ver até onde a aventura de nosso taumaturgo vai chegar.


Explore cenários bem ambientados e cheios de mistério.
Explore cenários bem ambientados e cheios de mistério.

CONQUISTAS


A variedade de conquistas em The Thaumaturge é enorme, mas era de se esperar, já que o jogo é um RPG. Além de conquistas ligadas à história, temos conquistas de completar coleções, vencer batalhas com condições específicas, como vencer uma luta com a vida cheia ou apenas inflingindo golpes de status, enfim, são diversas variedades que, se você quiser completar 100%, vai ter que explorar bastante o jogo como um todo. Inclusive, existem conquistas perdíveis e finais diferentes dependendo de suas escolhas durante o jogo, então preste bem atenção.


Use ataques físicos e psíquicos em seus oponentes.
Use ataques físicos e psíquicos em seus oponentes.

CONCLUSÃO


Para quem busca um RPG mais intimista, com muitos questionamentos e escolhas, venha viver a vida de um taumaturgo. Quando comecei a jogar, senti uma vibe The Witcher da Varsóvia de 1905, por mais que não tenha nada a ver um jogo com o outro. O que mais me ganhou foi o visual, que está incrível. Nem preciso dizer que os Salutors são maravilhosamente bizarros. Além disso, Wiktor não ganha sua simpatia como protagonista logo de cara. É um personagem ambíguo e que pode ter motivações que não são as mais honradas. Porém, muitas das decisões dele estão em suas mãos, logo, você pode mudar alguns rumos.

É aquele tipo de jogo que vai te tomar horas e mais horas, que tem uma narrativa que te prende. É uma experiência RPG ótima, com uma ambientação maravilhosa e uma jogabilidade de fácil entendimento. Por mais que tenha muitos textos, não se torna algo cansativo e pode ser tranquilamente jogado em doses curtas, assim aproveitando cada momento desse bom jogo.

NOTA: 8.5/10

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