top of page

Review: The Longing

Foto do escritor: Guilherme RibeiroGuilherme Ribeiro


Paciência é uma virtude. Tenha calma.



O JOGO


The Longing é um jogo idle desenvolvido pela Studio Seufz e distribuído pela Application Systems Heidelberg. Vivendo como a leal Sombra do rei, somos ordenados a esperar que o mesmo acorde, pois está com seus poderes enfraquecidos. É assim que começa a história da leal e solitária Sombra, que terá que aguardar o despertar de seu mestre para ter alguma companhia nas escuras e mórbidas cavernas do reino subterrâneo. Explore os túneis, faça desenhos, toque músicas, leia livros, enfim, faça o que puder para que o tempo passe mais rápido.


Aguarde o rei acordar de seu profundo sono.
Aguarde o rei acordar de seu profundo sono.

MINHAS IMPRESSÕES


Primeiro de tudo, tenha em mente que é um jogo que vai demandar tempo e será num ritmo bem devagar. Vai ser uma experiência diferente do que você tem com outros jogos. Dependendo do tipo de jogador que você é, nos primeiros minutos de jogo, você vai querer parar. Mais do que um simples jogo, The Longing te propõe uma experiência e você deve estar aberto a isso para aproveitar. O jogo está em Português-Brasil, o que facilita a entender alguns direcionamentos e dicas dadas pela Sombra. Não, você não tem que esperar exatamente 400 dias de sua vida para terminar o jogo, apesar de ainda ser uma forma válida de chegar em um dos finais. Toda atividade do jogo agiliza o tempo, como se você estivesse gastando ele e nem percebendo. Ainda possuem muitos mistérios para serem explorados, ainda que de forma lenta, pois você terá que esperar um determinado tipo de tempo para acessar lugares ou conseguir itens, por exemplo. Mesmo que você não queira fazer nada, o tempo passa, mesmo sem estar com o jogo aberto. É uma experiência que conta sobre solidão, ansiedade, decepção, descobrimento, enfim, existe muito para se refletir com The Longing. Jogue no ritmo que preferir, mas saiba que toda causa tem uma consequência.


Este será seu lar pelos próximos 400 dias.
Este será seu lar pelos próximos 400 dias.

CONQUISTAS


As conquistas são basicamente sobre exploração, que é o ponto chave do jogo. Adquirir itens, encontrar novos lugares e interagir com objetos são alguns dos exemplos que desbloquearam conquistas. Assim como o jogo todo, tenha paciência e explore aos poucos. Preste atenção no que a Sombra diz, pois são dicas valiosas. É um jogo em que você terá muito trabalho pra conseguir 100% das conquistas.


Há muito o que explorar nas cavernas.
Há muito o que explorar nas cavernas.

CONCLUSÃO


No momento dessa análise, ainda não terminei o jogo. Ainda tenho muito a explorar e muito a esperar. Não é um jogo simples de se digerir, visto que ele tem seu ritmo próprio. Ele foi feito pra ser a visão de seus criadores, sem atalhos, sem jeito fácil. E eles focam bastante nesse ponto, sobre como é a visão deles sobre o jogo e o que querem passar. The Longing não vai pegar todos os tipos de jogadores, mas aos que embarcarem nessa aventura, terão uma experiência única. Esse tipo de jogo é uma forma inusitada e arriscada, mas bem-vinda, pois video game também é arte e precisamos de várias visões, ainda que não agrade todos os públicos.


NOTA: 7.5/10

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page