top of page

Review: South of the Circle

Foto do escritor: @brunosbom@brunosbom

Atualizado: 5 de jun. de 2023



Estou acostumado com jogos narrativos desde a infância.Quando tive a oportunidade de realizar a análise de South Of The Circle, fiquei feliz em revisitar esse gênero.


Fiquei horas intrigado com a perspectiva dos personagens que são complexos e bem construídos, mas até que ponto uma narrativa se segura sozinha em um jogo?




O jogo foi desenvolvido pela empresa State Of Play (cuidado para não se confundir com o evento da Sony pois possuem o mesmo nome) e você pode já ter se deparado com alguns dos games desenvolvidos pela empresa como Kami, Lumino City e Inks.

A empresa foi durante toda sua trajetória dedicada a jogos de puzzle que pela primeira vez resolveu dar um passo maior ao desenvolver um jogo com personas diversificadas e escolhas ramificadas.


O jogo está disponível nas seguintes plataformas: PS4, PS5, XBox One, XBox X|S, Nintendo Switch, Steam & Apple Arcade


HISTÓRIA

O personagem central da história é Peter e a narrativa gira em torno das escolhas que ele fez ou irá fazer.

A trama está dividia em duas etapas da vida de Peter, as escolhas que envolvem sua vida acadêmica/profissional e as decisões que envolvem seu par romântico, Clara.

O jogo se passa na década de 60 e trás um importante tema: o preconceito contra a mulher no meio acadêmico, mais especificamente na universidade de Cambridge.

A narrativa começa com Peter enfrentando a queda de um avião onde terá que encontrar forças para ajudar o piloto que teve a perna ferida durante o acidente, então Peter vai atrás de ajuda e passa a buscar recursos que possam ajudá-los a sair dessa enrascada.

Durante a jornada, o personagem principal passa a recordar situações e decisões em sua história de vida que o fizeram chegar naquela situação.


GRÁFICOS

Tratando-se de um jogo com características minimalistas é realizado todo atrás da engine Unity, South of the circle apresenta gráficos muito bonitos para a proposta, sendo simples o suficiente para que nós achemos que “não é nada demais”.

É muito fácil enxergar a beleza do jogo em seus cenários abertos e diversificados.

Se você comparar com qualquer jogo anterior da desenvolvedora, verá uma notável evolução e um pulo para fora da zona de conforto.



GAMEPLAY

Tudo que temos envolvimento na jogabilidade de South of the Circle envolve escolhas e decisões narrativas que representam um tipo de emoção de seu personagem.

Além de termos poucas interações com o cenário e busca de objetivos durante a jogatina, não há qualquer tipo de inovação ou detalhe técnico sobre a gameplay que seja realmente impressionante que nos faça o considerar um Walking Simulator. Mesmo que essa nomenclatura seja

extremamente negativa, não há qualquer tipo de envolvimento de gameplay

durante o jogo que passe a nos impressionar.



CONQUISTAS

Além de conquistas básicas que você ganha finalizando a história, infelizmente há conquistas perdíveis como documentos coletáveis durante a trajetória e por isso recomendo seguir um guia de conquistas enquanto estiver jogando.

Algumas empresas ainda estão pressas nessa mecânica antiga sem saber o que realmente fazer com as conquistas e os coletáveis, tornando a situação relacionada aos achievements frustrante.


TRAILER OFICIAL

CONCLUSÃO

South of the circle é um bom jogo, mas a falta de experiência em apresentar algo que te “amarre” é bem evidente, o que torna o jogo entediante em algumas partes.

É de se destacar o personagens bem marcantes da narrativa, que apesar de curta, talvez até exceda o necessário para um jogo deste porte e ao jogar tive a sensação que o jogo poderia ser mais curto e isso talvez traria mais dinamismo a ele.

Apesar de apresentar uma história coerente, ela é previsível do início ao fim. É possível saber exatamente que fim sua escolha vai resultar.

No aspecto técnico, South of the circle não possui quaisquer inovação no gênero ou algum destaque.

Se ele conseguir ficar em minha memória, infelizmente será lembrado por um jogo que não conseguiu brilhar em nada, sendo apenas mediano em todos os quesitos.


Review realizada através da Gamertag: Scoulz


Nota: 60/100


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page