Schim é um jogo de plataforma e exploração no qual assumimos o papel de uma sombra. Nossa única forma de locomoção é pular entre as sombras dos objetos ao nosso redor, criando uma dinâmica única e envolvente.
GAMEPLAY / VISUAL
Sem dúvida, o visual de Schim é um dos pontos mais destacados do jogo. Cada tipo de cenário é estonteantemente bem feito, apesar de sua simplicidade. A jogabilidade também merece destaque, pois não há nada parecido com o que vemos em Schim. Somos colocados no papel de uma "sombra" que mais parece um sapo, pulando de sombra em sombra, e precisamos completar uma história de reencontro consigo mesmo, desde a infância do nosso humano até os problemas em seu trabalho.
Surpreendentemente, Schim tem um background de história bem interessante que não atrapalha a jogabilidade em nenhum momento. Talvez o único porém seja que, no início, o jogo demora um pouco para engrenar. Praticamente todo objeto em que entramos como sombra é interativo e tem uma animação própria. A quantidade de objetos em Schim é gigante, embora se torne repetitiva em alguns momentos mais próximos do final do jogo.
Schim oferece uma gameplay de extrema qualidade e muita diversidade, algo que realmente faz falta em muitos jogos.
ACHIEVEMENTS
A grande maioria das conquistas do jogo são possíveis e algumas até mesmo criativas. Porém, o que prejudica um pouco a experiência dos achievements são os coletáveis em todos os níveis. Nesse ponto, acredito que a empresa tenha se equivocado sobre o que os jogadores realmente apreciam nesses jogos. É muito mais proveitoso incluir desafios como o achievement do Hole in One no campo de golfe, do que exigir a coleta de três itens extremamente escondidos por fase. Esse tipo de conquista obriga os jogadores, que jogam em busca de completar todos os achievements, a terminarem o jogo com um guia aberto ao lado, o que acaba comprometendo um pouco da experiência do jogo.
TRAILER OFFICIAL
CONCLUSÃO
Schim é um deleite. Sem dúvidas, é um jogo extremamente bem feito, com uma mecânica de gameplay única e um estilo próprio. Não podemos classificá-lo apenas como um puzzle, embora contenha elementos desse gênero. O jogo se destaca mais pela exploração de mundo e contemplação da história do que qualquer outra coisa. Infelizmente, não tive a oportunidade de experimentar tantos bons jogos indie este ano, mas sem dúvidas, Schim se destaca como um deles.
Review by Gamertag: Scoulz
Comments