top of page
Foto do escritorGuilherme Ribeiro

Review: Potion Tycoon

Atualizado: 6 de jul. de 2023



Potion Tycoon traz toda a experiência de ter sua própria loja de poções num mundo de fantasia, seja lá o que isso signifique.



O JOGO


Potion Tycoon é um jogo simulador de gestão da Snowhound Games, distribuído pela Daedalic Entertainment. No papel de dono de uma loja de poções num reino mágico, o jogo consiste em gerenciar todo o processo, desde a criação das poções e gestão de funcionários até personalização dos produtos. Porém, seu estabelecimento não é o único que vende esse tipo de mercadoria. Seus rivais vão sempre tentar criar poções melhores que as suas e vão quer tomar seu lugar como melhor loja.


Crie poções, evolua seus funcionários, plante os ingredientes, personalize sua loja e promova seus lançamentos. Impressione pessoas importantes do reino para receber mais influencia e suba no ranking. Seja o melhor vendedor de poções que essas terras já viram.


Poções de qualidade ou seu dinheiro de volta.
Poções de qualidade ou seu dinheiro de volta.

MINHAS IMPRESSÕES


Sempre fui uma negação para jogos de gerenciamento, mas Potion Tycoon me mostrou o motivo: pressa. Esse tipo de jogo exige que se tenha paciência para evoluir e avançar, o que pode afastar algumas pessoas. Tenha em mente que o jogo quer que você vá devagar, mas quando seus rivais começam a evoluir e sua loja pouco vende poções, você pode se frustrar. Além disso, existem missões com recompensas e isso vai te instigar a ir mais rápido e talvez você tropece. É uma linha tênue entre tentar descobrir onde melhorar ou largar mão de vez. Confesso que tive que recomeçar o jogo umas três vezes, porque nada dava certo. Até que aprendi e funcionou. E depois não funcionou mais. E tive que aprender de novo.


Começando pelas poções, você mesmo deve criá-las, não existem poções predefinidas. No seu próprio caldeirão, misture os ingredientes e teste diferentes combinações para chegar na receita ideal. E não para por aí! Você ainda vai personalizar o recipiente que suas poções serão engarrafadas. E não pense que é só estética, pois ela realmente melhora seu produto e fica mais vendável. Seja criativo e nomeie sua criação. Não faça como eu, que coloquei nome de drinks nas minhas poções.


Os ingredientes são todos plantados na sua própria loja. Você começa com plantas, ervas e cogumelos randômicos, ou seja, sempre um começo de jogo diferente. Existem vendedores que, de tempos em tempos, te oferecem novos ingredientes. Aproveite-os para criar novas receitas ou para melhorar as já existentes.


Seus funcionários vão fazer de tudo um pouco se não forem direcionados para certas atividades. Eles podem ser promovidos e receber melhorias que vão ajudar em suas tarefas. Fique atento na avaliação de suas salas, pois se não atender aos requisitos dos funcionários, eles vão ficar desmotivados. E acredite, eles vão ser muito chatos quanto a isso.


As salas são cada lugar da sua loja. Algumas máquinas só podem ser posicionadas em salas que ficam abaixo do solo, os famosos porões. O contrário também existe, com estruturas exclusivas para salas acima do solo. Você deve decorar todas elas para que sua avaliação agrade tanto funcionários quanto clientes.


O jogo tem uma grande variedade de máquinas, móveis e objetos com as mais diversas funções. Você vai querer colocar tudo em suas salas, mas vai dar de cara com um problema: espaço limitado. Existe uma demarcação de até onde sua loja pode crescer. Parece que nunca tem espaço suficiente. O jogo te obriga a ser bem cuidadoso e calcular exatamente o que é essencial e o que é dispensável. É uma forma de deixar o jogo mais desafiador, mas eu achei frustrante. Queria equipar minha loja com o melhor possível, mas fui barrado pela falta de espaço. Talvez foi falta de gerenciamento da minha parte, mas era tanta coisa pra mexer na loja que eu simplesmente desisti e deixei como estava.


Gosto da arte do jogo, principalmente das poções. Dão um destaque aos produtos, fazendo com que não sejam meros itens e sim algo feito com esmero. Até o momento dessa análise, o jogo não possui legendas em Português-Brasil. Isso pode dificultar um pouco no entendimento de algumas mecânicas para aqueles que não tem domínio da língua inglesa.


O charme de uma bela poção de repelente de esqueleto.
O charme de uma bela poção de repelente de esqueleto.

CONQUISTAS


A maioria das conquistas serão desbloqueadas conforme você joga normalmente. Ao chegar num momento do jogo onde sua economia está boa, você consegue forçar algumas conquistas que exigem determinadas ações que talvez você não faria, como por exemplo, ter um funcionário com um ponto em cada habilidade ou contratar 20 funcionários. Por isso, espere seu dinheiro ficar estável para fazer coisas que talvez prejudiquem seu jogo. Além disso, existem conquistas que são acumuladas por todos os seus saves, então não se assuste com números grandes.


No geral, as conquistas são simples. Eu gosto bastante de conquistas que você deve fazer algo específico e diferente. Temos isso em Potion Tycoon? Sim, mas queria mais. Quem sabe em futuras atualizações. Tirando isso, a maioria delas é grind, mas não é nada muito demorado caso sua partida esteja bem encaminhada, é claro.


Cada tipo de poção influencia um grupo das Terras Mágicas.
Cada tipo de poção influencia um grupo das Terras Mágicas.

CONCLUSÃO


Potion Tycoon é um jogo interessante e pode ficar mais interessante ainda. Gostei do que vi, mas é notável que o jogo precisa de algumas melhorias, que com toda certeza serão feitas, pois os desenvolvedores são ativos na comunidade e estão sempre ouvindo e respondendo os feedbacks. Inclusive, eu precisei de ajuda com uma conquista que estava bugada e fui prontamente respondido e corrigiram no patch seguinte. Eles possuem um roadmap de próximos passos que querem seguir com o jogo, o que significa que podemos ver novas funcionalidades e melhorias nas já existentes.


Quando bati no teto do jogo, onde não tinha mais nada novo, me questionei sobre o fator replay. Eu começaria um novo save? Por qual motivo? Eu senti que aproveitei tudo que Potion Tycoon podia me oferecer. Fui desafiado, completei as conquistas, mas e agora? Talvez seja só isso mesmo e não tem nada de errado nisso.


Eu não sei até que ponto a limitação de construção é algo que muda o jogo pra melhor. Não sei dizer se, caso não houvesse limite de construção de salas, o jogo ficaria quebrado. Ou se é apenas uma limitação para não estragar a performance. Enfim, o que eu sei é que eu gostaria de ter mais liberadade nesse sentido.


Confesso que me frustrei bastante até entender o ritmo do jogo. Eu queria avançar mas era complicado demais pra mim. Algumas missões não eram claras e eu ficava me questionando se eu pulei algo do tutorial que explicava essas coisas. Então eu aprendi sozinho. Entretanto, o saldo é positivo. Um bom jogo para deixar rolando enquanto ouve um podcast, por exemplo.


Potion Tycoon é feito por pessoas que parecem realmente se importar com o jogo e isso me dá esperança de que o jogo só tende a melhorar.


NOTA: 6.5/10

36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Danilo Marques
Danilo Marques
May 06, 2023

Este é o meu gênero pra jogos favorito, poções, magia... mas inglês não da. Se não ja teria comprado no lançamento.

Like
bottom of page