E vamos para mais uma aventura da série Neptunia!
O JOGO
Neptunia: Sisters VS Sisters é um RPG desenvolvido pela Idea Factory e Compile Heart e distribuído pela Idea Factory International. Após os eventos de dois anos atrás, onde houve uma batalha entre deusas, nossas guerreiras acordam de um profundo sono apenas para descobrir que sua terra Planeptune está tendo surtos de acontecimentos estranhos. Assim, Nepgear, nossa protagonista, embarca em sua primeira grande aventura para salvar a todos. Una todas as guerreiras, se prepare para a batalha e vença esse grande desafio.
MINHAS IMPRESSÕES
Mais um jogo da série Neptunia, o que poderia significar mais do mesmo. De fato, visualmente, o jogo parece muito com seus antecessores, o que não é defeito algum. A arte do jogo é bem bonita e segue o padrão. As personagens, que são muitas, continuam com suas identidades visuais características e vão agradar os fãs da série. É possível customizar suas personagens visualmente, o que é bem legal. A história é bem genérica e se desenrola como se fosse uma visual novel. O jogo não está em Português-Brasil, o que pode tornar a experiência cansativa e desinteressante pra quem quiser acompanhar todos os diálogos.
E aí entramos na parte que me tirou completamente do jogo: a jogabilidade. Sim, apenas o principal elemento de um jogo. A mecânica de Neptunia: Sisters VS Sisters é péssimo. Ele quer ser um jogo de turno dinâmico, mas é horrível. Você tem que acumular pontos para fazer combos. E como conseguir esses pontos? Ora, apenas não fazendo nada na batalha. Você vai ter que desviar de golpes, esperar que tenha uma quantidade necessária para fazer executar um golpe que queira e é isso. O modo antigo, por turnos fixos que é utilizado na maior parte dos jogos dessa franquia era bem melhor, na minha opinião.
As coisas boas do jogo foram ofuscadas pela jogabilidade nada divertida, que infelizmente pouco empolgam. E essa é a única falha pra mim, porém, uma falha que compromete o jogo num todo. Tudo do universo está ali, mas o jeito que tudo é conectado é pela jogabilidade e não se sustenta.
CONQUISTAS
Para completar 100% das conquistas, você vai precisar, além de terminar o modo história, vencer diversas batalhas, performar alguns movimentos algumas vezes, achar tesouros, vender e comprar itens, enfim, todo aquele pacote de conquistas que todo RPG tem. No fim das contas, você consegue a maioria jogando normalmente, mas que também são facilmente forçados.
CONCLUSÃO
Infelizmente, a jogabilidade desse jogo me desanimou demais. Parece tudo travado e tedioso. Nem toda a personalidade das personagens é o suficiente pra empolgar. Se tivesse se mantido no básico, seria um jogo mil vezes mais divertido. Sei que mudança pode ser boa, mas o tanto de spin-offs que essa série tem, já deu pra testar muita coisa. E aqui podemos dizer que não funcionou.
Ainda assim, o fato de que é uma série que tem muitos fãs e vai continuar tendo acertos e erros, tendo uma boa margem para isso. Só espero que essa jogabilidade não se repita em futuros jogos, pois é bem decepcionante. Fico chateado pois, apesar de não ser o maior fã de Neptunia, já me diverti bastante com alguns dos jogos da série e esse é o menos divertido deles.
Comentarios