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Review: Lunark

Atualizado: 15 de jun. de 2023



Qual game você se lembra quando se refere à plataforma? Mario, talvez, seja o principal, certo? Contudo, este tipo de género expandiu-se e foi criado de uma forma tão diversificada que hoje temos diversos outros estilos de jogos dentro do género de plataforma que, às vezes, tornam-se difíceis de serem comparados com o bigodudo da Nintendo.


Lunark é um exemplo disto, é claramente inspirado em outros grandes plataformers, como Prince of Persia, Flashback e Another World, apresenta uma revitalização para o gênero em seu próprio mundo vasto e único, inclusive abordando parte de um futuro distópico e com grande potencial de crescimento.

Criados pela Canari Games, uma nova empresa canadense, eles se dizem especialistas em jogos ao estilo retrô e foram criados por Johan Vinet, que já trabalhou em games populares como Flinthook, Mercenary Kings Reloaded, Shovel Knight Showdown e Rivals Of Aether.


O jogo está disponível nas seguintes plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Microsoft Windows, Xbox One, Xbox Series X e Series S, Mac OS.



HISTÓRIA

Quem disse que jogos indie não têm uma boa história? Lunark tem uma história bem construída em torno do nosso protagonista Leo, um típico mensageiro que, depois de ser enviado em uma missão em busca de um objeto, percebe que alguém quer incriminá-lo. Vemos uma inspiração de Blade Runner, outros clássicos de Sci-Fi e filmes da cultura pop.

VISUAL


Lunark tem gráficos em pixel-art, com uma grande variedade de detalhamento e uma paleta de cores bem diferenciada para cada estágio. A temática do game combina de forma satisfatória o aspecto gráfico com a experiência de jogo. Com algumas animações rápidas e bem elaboradas, até certo ponto realistas, o game se destaca em diversos momentos na parte visual. Há algumas animações que o desenvolvedor fez com um tipo de motion capture de baixo custo para serem criadas que por sinal ficou extremamente caprichado.


GAMEPLAY


A gameplay de Lunark é simples, temos que conversar com PCNs e enfrentar desafios de agilidade, precisão e timing. É crucial compreender a dinâmica de nossa arma e a precisão de seus saltos neste jogo, uma vez que, caso falhe com um salto ou perca todos os corações, você poderá retornar a um check point situado a uma distância considerável do ponto em que estava. Um dos últimos desafios de Lunark é atravessar uma linha de obstáculos e desafios de pular no escuro, o que proporcionou uma experiência bastante divertida e desafiadora no final do game.

Os poucos chefes do jogo são bem diferentes, mas, em pouco tempo, você consegue seguir o padrão de cada um deles. A maioria dos inimigos presentes no jogo apresenta características repetitivas e fáceis de serem superadas.


Há algumas falhas em relação aos pulos, como, por exemplo, numa parte do jogo em que meus controles não estavam respondendo de forma adequada e eu pulava para a morte sem ter apertado nenhum botão.


CONQUISTAS


A realização das conquistas de Lunark é, de certa forma, recompensadora, uma vez que há um grande cuidado neste ponto do jogo. Há conquistas relacionadas à história, aos coletáveis (que são poucos) e aos desafios internos do jogo. Não é tão difícil alcançar todas as conquistas de Lunark, talvez a única que você tenha que enfrentar seja a Invisible Man, onde você precisa passar praticamente todo o capítulo sem ser visto pelos guardas e lasers. Em geral, o jogo é bastante caprichado em relação a isso.


TRAILER OFICIAL

CONCLUSÃO

Tive alguns problemas em relação a alguns aspetos do jogo. Devo confessar que, inicialmente, eu achava a jogabilidade de Lunark um tanto quanto dura e simplificada para o meu gosto. Contudo, com o decorrer do tempo, percebi que agradava não somente o que estava sendo apresentado em termos de gameplay, mas também da história do jogo. Lunark é um ótimo game indie, que tem potencial para futuras sequências que podem ter um potencial ainda maior que este. Lunark é, de qualquer forma, um ótimo game para que você possa também tirar um descanso de jogos estressantes e de realmente curtir uma experiência como se estivesse nos anos 90, mas com uma jogabilidade atual e menos cansativa que os jogos de época.


Review realizada através da Gamertag: Scoulz


Nota: 80/100


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