top of page

Review: Lil' Guardsman

Atualizado: 12 de fev.



Ser guarda dos portões de um reino pode parecer simples, mas pode ditar todo o destino de uma história.



O JOGO


Lil' Guardsman é um jogo point and click puzzle desenvolvido pela Hilltop Studios e distribuído pela Versus Evil e tinyBuild. Quando seu pai lhe pede para cobrir seu turno nos portões do reino, Lil, uma pequena garota de apenas 12 anos, aprende o ofício de guarda, questionando todos os seres que desejam adentrar o seu reino, usando todos os recursos que estão ao seu alcance. Parece simples, mas suas escolhas podem mudar os rumos da história. Tenha muito cuidado ao decidir e, ao mesmo tempo, não faça Lil ser demitida de seu emprego.


Cada pessoa terá uma história pra contar.
Cada pessoa terá uma história pra contar.

MINHAS IMPRESSÕES


Lil' Guardsman te apresenta a história em diversos capítulos, os quais são equivalentes a cada nível do jogo. Por isso, o jogo vai ser igual todas as vezes que você jogar, mudando apenas de acordo com as escolhas diferentes que impactam os rumos da história. Quanto à jogabilidade principal, fiquei meio decepcionado. Cada vez que você libera ou barra algum transeunte, você recebe uma avaliação. Só que, inicialmente, como você só tem duas opções (barrar ou liberar), você pode simplesmente fazer isso sem ter que justificar nada. E é aí que eu me decepcionei. Se não é obrigatório justificar, por que sou punido por fazer qualquer uma das duas opções? Por exemplo, certo momento, uma personagem aparece toda ensanguentada, como se tivesse matado alguém. Olhei para a figura e logo barrei, porque é o que qualquer pessoa faria. E então, o jogo me avaliou: disse que fiz o certo, mas sem qualquer tipo de prova. Esse é um ponto crucial que o jogo falha e que deixa tudo menos interessante. Se houvesse um sistema de justificativa, seria bem melhor e menos subjetivo. Ou não existir esse sistema de avaliação. Enfim, isso me tirou do jogo totalmente, não ligando tanto pros recursos que eu tenho para usar. Prepare-se para muito texto. Todo o enredo gira em torno de uma grande história baseada em suas escolhas. Alguns personagens revelam coisas em suas falas que podem ser usadas posteriormente, por isso é necessário prestar bastante atenção. Infelizmente, o jogo não está em Português-Brasil, o que dificulta muito para esse público se interessar em Lil' Guardsman. Espero que em breve adicionem legendas nessa língua. Além disso, as personagens possuem vozes originais, o que torna tudo mais vivo. A arte é muito bonita e divertida, parece até que você está jogando um desenho animado. O lado da comédia é bem exacerbado, sempre acontecendo diálogos e situações cômicas.


As mecânicas e recursos usados para questionar quem quer entrar no reino são bem criativos, porém, eles possuem usos limitados à recargas, o que faz com que você aproveite bem pouco deles, sendo que poderiam ser mais usados. Eu sinto que o jogo não sabe se quer ser um jogo puzzle ou se te permite criatividade, porque mesmo tendo todos esses recursos, sempre tenho o sentimento que você só vai poder resolver aquilo do jeito que foi previsto, salvo os momentos que mudam algo na história. Ainda assim, é um jogo bem interessante e divertido.


A taverna sempre tem sua importância.
A taverna sempre tem sua importância.

CONQUISTAS


As conquistas estão ligadas aos níveis do jogo e às diferentes decisões que você tomar durante a história. Quanto aos níveis, existem conquistas de simplesmente completá-los e as em que você deve completar o nível com avaliações perfeitas. Já as decisões da história são diversas, o que vai te fazer jogar novamente algumas vezes para conseguir 100% das conquistas.


O turno da noite pode ser assustador e perigoso.
O turno da noite pode ser assustador e perigoso.

CONCLUSÃO


Se, assim como eu, você ouviu dizer que esse jogo era como Papers, Please, pode tirar essa ideia de sua cabeça. Pode até ter servido de inspiração e ser sobre uma profissão parecida, mas as comparações param por aí. Lil' Guardsman está mais para um jogo puzzle. Aqui você não precisa avaliar muitas coisas, até porquê, muitas vezes o jogo já te entrega de bandeja o que você deve fazer. Eu realmente acho que o jogo ficou no meio do caminho entre ser uma história linear ou ser um jogo que exige o pensamento do jogador.


Talvez eu só tenha me decepcionado, porque eu tava empolgado, mas quando um jogo te dá tantas ferramentas, mas te obriga a fazer do jeito que ele quer, eu fico meio chateado. Ainda assim, Lil' Guardsman vale a pena ser jogado, é uma experiência divertida e bem animada. É uma pena que ainda não esteja em Português-Brasil, mas creio que com o tempo, ganharemos uma tradução. Tenha certeza que muita gente vai se interessar bem mais pelo jogo.


NOTA: 7.5/10

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page