top of page

Review: Jagged Alliance 3



Viva uma aventura de ação como em um filme dos anos 80 em Jagged Alliance 3.



O JOGO


Jagged Alliance 3 é um RPG tático e estratégico desenvolvido pela Haemimont Games e distribuído pela THQ Nordic. Com o desaparecimento do presidente de Grand Chien, a força paramilitar chamada Legião toma conta da nação. Com isso, a família do presidente cria um acordo com a corporação Adonis para contratar mercenários que possam resgatar o presidente e manter a ordem no país. Você poderá montar sua equipe da forma que bem entender e que esteja dentro de seu orçamento, pois seus mercenários atuam por contratos. Com isso, seu planejamento estratégico tem que ser feito dentro e fora da batalha.


Combates urbanos dignos de filmes de ação.
Combates urbanos dignos de filmes de ação.

MINHAS IMPRESSÕES


Todo jogo nesse estilo parece ser igual, mas Jagged Alliance 3 tenta mudar um pouco esse estigma. Com uma abordagem bem mais tática, você consegue se utilizar muito bem das características dos seus mercenários, além do fato de poder usar suas habilidades de forma criativa. Com isso, achei meio confuso em alguns momentos, talvez seja algo meu ou da interface, mas algumas coisas não ficam tão claras quanto deveriam.


Quanto aos mercenários, todos tem seu estilo, alguns bem estereotipados, como se estivessem em um filme de ação mesmo. A mecânica de contrato é interessante, porém, pra mim, é bem desanimador. Em jogos desse estilo, eu sempre tenho meus personagens favoritos que quero levar até o final, mas com os contratos, nem sempre vou ter acesso aos personagens que mais gostei. Pra mim, esse é um ponto fraco. A história também parece ter sido tirada de um filme de ação genérico, o que não é de todo ruim, visto que o foco não precisa ser numa história rica, já que não temos personagens fixos como protagonistas. O jogo está em Português-Brasil, o que facilita o entendimento do jogo como um todo, tanto na história quanto na jogabilidade. Os gráficos são bonitos e criam uma atmosfera legal ao jogo, principalmente aos personagens, que são bem representados.


O modo cooperativo é bem esquisito, pois ambos os jogadores compartilham o dinheiro, porém, só podem controlar os personagens que contratarem, o que não fica claro quando se joga uma primeira vez. Ou seja, se um jogador contratar três personagens e o outro apenas um, o primeiro controlará três mercenários e o segundo apenas um, o que não faz o menor sentido, visto que tudo é compartilhado. Além disso, no momento da ação, não existe uma divisão de turnos entre os jogadores, o que pode ocasionar em ações descoordenadas que acabam culminando em ações jogadas no lixo. Clareza é algo em que o jogo peca bastante.


Jagged Alliance 3 é um jogo desafiador, tenha isso em mente ao jogar. Para os desavisados, ele pode ser um pouco frustrante, mas para aqueles que já sabem onde estão se metendo, é uma ótima pedida, visto que o jogo foi melhorado em muitos aspectos, comparado com os anteriores.


Bem-vindo à selva!
Bem-vindo à selva!

CONQUISTAS


Se é desafio que você procura, é em Jagged Alliance 3 que você encontrará. Além das conquistas de progressão da campanha e de algumas ações específicas que devem acontecer naturalmente durante o jogo, temos algumas conquistas desafiadoras. Se eu fosse listar cada uma delas, faria quase um guia geral, então, resumidamente, temos conquistas ligadas à dificuldade do jogo, speed run, número de mercenários usados e a lista continua com muito mais desafios específicos. Você vai precisar de muito tempo e esforço para conseguir 100% das conquistas em Jagged Alliance 3.


Estratégia é fundamental.
Estratégia é fundamental.

CONCLUSÃO


Como disse anteriormente, a mecânica de contratos não me agradou e pode ser desanimador para quem gosta de ter seus personagens favoritos sempre, mas para os que gostam de desafios de gerenciamento de recursos junto com os planos estratégicos, é uma ótima pedida. Com isso, Jagged Alliance 3 leva os jogos táticos para um outro nível que, no meu caso, não empolga. No mais, a jogabilidade, embora não pareça tão clara em alguns momentos, é bem feita e diversificada.


Toda essa aura de filme de ação antigo e esteriotipado me agrada, porque evoca um sentimento simples e divertido. Até por isso, a história é só um pano de fundo para toda a ação do jogo. A interação entre os mercenários é legal, com alguns até indicando outros para serem contratados como preferência para atuarem juntos. Esses detalhes enriquecem os personagens e criam dinâmicas divertidas.


O modo cooperativo é um pouco confuso e não acrescenta muito ao jogo em si, mas também não desagrada. Acredito que Jagged Alliance 3 vai agradar demais os fãs dos jogos anteriores, com um jogo cheio de desafio. Embora não tenha me empolgado, reconheço seus méritos como um jogo divertido.


NOTA: 7.5/10

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page