top of page

Review: It's A Wrap!



O trabalho de um ator e de um diretor de cinema não é nada fácil. Agora imagina fazer os dois trabalhos de uma vez. É o que você fará em It's A Wrap!



O JOGO


It's A Wrap! é um jogo puzzle desenvolvido pela Chanko Studios e distribuído pela AMC Games. Em meio a gravação de um filme, conhecemos Johnny, um ator de ação que não tem dublês. Ele atua em todas as cenas dos filmes, tentando fazer o roteiro ter sentido. E por falar em roteiro, você está no comando. Controlando o momento em que cada ação do cenário deve ocorrer da melhor maneira possível, você deve adequar todos os elementos para que seu ator consiga seguir o script. Faça e refaça a cena, tentando achar o tempo e o momento correto para que a cena saia perfeita, digna de um Oscar.


Nosso astro Johnny se prepara para atuar.
Nosso astro Johnny se prepara para atuar.

MINHAS IMPRESSÕES


A proposta do jogo é interessante. Toda nova cena tem duas fases: a preparação e a ação. Na preparação, você mexe em alguns itens do cenário, mais especificamente, no tempo em que certos eventos ligados à esses objetos acontecerão. Assim que configurar sua cena, temos a ação. Você controlará Johnny e terá que passar pelos obstáculos da cena e chegar ao ponto final antes que o tempo acabe. Na base da tentativa e erro, você vai ajustando os tempos até que chegue no ideal. Olhando assim, parece uma mecânica bem criativa. E até é, mas o que me incomodou é que tudo tem que ser feito no tempo exatamente correto, tanto a preparação quanto a ação. Acaba sendo algo engessado e até cansativo. Entendo que é um jogo puzzle e ele tem que ter uma resposta, mas chega uma hora que até cansa de tentar sincronizar a preparação com as suas ações. Com isso, o jogo que é relativamente curto, ganha um tempo a mais.


A arte do jogo é bem divertida. As cenas são todas baseadas em filmes consagrados. O jogo está em Português-Brasil, o que te ajuda a acompanhar os diálogos bem humorados entre as personagens. It's A Wrap! é divertido até o momento em que começa a ficar frustrante. Algumas hitboxes são falhas demais, coisas simples que te deixam desanimado, visto que cada fase tem que ser feita no detalhe. Ainda assim, vale a experiência por causa de sua mecânica única.


Mecatrônicos? Temos!
Mecatrônicos? Temos!

CONQUISTAS


Metade das conquistas de It's A Wrap! você conseguirá naturalmente, completando todas as fases do jogo. A outra metade estão ligadas à encontrar salas secretas em algumas fases e fazer ações específicas. Nada muito complicado de se fazer, talvez achar as salas secretas, que não são muitas, seja um pouco mais trabalhoso. No geral, é um jogo bem fácil de fazer 100% das conquistas.


Vin Diesel ficaria orgulhoso.
Vin Diesel ficaria orgulhoso.

CONCLUSÃO


Quando jogos puzzle trazem mecânicas originais, sempre vale a pena experimentar. Gostei da ideia, mas não da execução. Entendo que podem haver limitações, mas gostaria de algo que evocasse mais a criatividade. Me parece um jogo muito no trilho, como se ele te obrigasse a fazer o que ele quer ao mesmo tempo que te dá a ideia de estar no controle.


Apesar disso, o jogo transmite carisma e vale a experiência. Mesmo com alguns problemas de execução que chegam a irritar, é um jogo muito desafiador. Me anima ver que ainda existem tantas mecânicas para puzzles diferentes para serem exploradas. É um gênero que é sempre bom ver se renovando e com It's A Wrap! vemos que ainda existe bastante espaço pra novas ideias.


NOTA: 7.0/10

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page