top of page

Review: Hairdresser Simulator

Foto do escritor: Guilherme RibeiroGuilherme Ribeiro


Agora você pode testar suas habilidades de cabeleireiro sem medo de estragar o seu cabelo. Ou o de um amigo.



O JOGO


Hairdresser Simulator é um simulador desenvolvido pela Petard Games e Frozen Way e distribuído pela Frozen Way, Frozen District e PlayWay S.A. Viva a vida de um cabeleireiro iniciante, abrindo seu próprio salão e aprendendo as diversas técnicas para fazer os melhores penteados que a cidade já viu. Decore seu salão, agende horários para seus clientes e entre em cursos para melhorar suas habilidades de corte. Se você já foi ao cabeleireiro, sabe de tudo que há para se fazer, desde uma lavagem e um corte de cabelo padrão até tingir o cabelo e fazer penteados mais elaborados. Coloque a mão na massa, ou melhor, nos cabelos e solte o cabeleireiro que vive dentro de você.


Deixe seu salão com a sua cara.
Deixe seu salão com a sua cara.

MINHAS IMPRESSÕES


Se você imagina como pode ser um jogo em que você é um cabeleireiro, ele é exatamente o que você vai encontrar em Hairdresser Simulator. Não existe muita invenção aqui, você ajeita seu salão, corta cabelos, ganha dinheiro, faz melhorias, ganha mais dinheiro, compra um salão maior e assim o jogo continua. E, de forma simples, o jogo é agradável de se jogar, visto que sua jogabilidade é bem tranquila e com muitas assistências. Pode ficar tranquilo, você não precisa ser tão preciso em seus cortes a ponto de ser algo complicado e frustrante. Aqui o jogo acerta em cheio, porque facilmente poderiam transformar a experiência em algo nada satisfatório. Fazer todos os procedimentos pode parecer repetitivo, mas são agradáveis de se fazer.


O jogo não está em Português-Brasil, o que pode atrapalhar alguns não falantes da língua inglesa a entender algumas explicações das mecânicas. A otimização do jogo é um problema. Você percebe que ele não está bem polido. Graficamente, ele é mediano, mas isso não atrapalha e é até um padrão em jogos de simulação desse estilo. Porém, a HUD do jogo é bem precária. Parece que não está finalizada e destoa de forma que incomoda.


Como simulador, ele faz bem o que se propõe, sem muitas surpresas, tanto positivas quanto negativas. Como jogo, ele parece bem incompleto. Apesar das mecânicas serem interessantes e colocarem certa imersão no jogo, como por exemplo, ter que limpar os cabelos do chão após terminar um trabalho, parece que falta um algo a mais. Talvez o tema não permita ir muito longe sem extrapolar a realidade, o que pode ser bom ou ruim no ponto de vista criativo.


Cortei demais?
Cortei demais?

CONQUISTAS


Apesar de poucas até o momento, as conquistas são bem variadas e únicas em cada quesito, ou seja, você não terá várias conquistas relacionadas ao número de clientes você atendeu, apenas um marco de 100 cliente atendidos ou 100 dias trabalhados, por exemplo. No geral, são conquistas bem simples e de ações específicas, nada que vá ser muito difícil de realizar, talvez apenas um pouco trabalhoso.


Qual penteado vai sair dessa névoa?
Qual penteado vai sair dessa névoa?

CONCLUSÃO


Como um simulador básico, ele faz bem sua função, mas falta um tempero a mais pra chamar a atenção. Sinceramente, nem é culpa do jogo em si, mas vejo que pra atrair mais jogadores, teria que ter um diferencial. Dito isso, é um simulador de uma profissão que eu ainda não tinha visto no mercado de jogos e sempre me impressiona como os desenvolvedores imaginam profissões e as gameficam. Nunca se sabe qual será o próximo simulador que vão criar. Talvez com um melhor polimento e mais conteúdos, Hairdresser Simulator fica mais interessante e estimule mais jogadores de jogos simulador a experimentarem o jogo. No estado atual, não sei se muitas pessoas vão se interessar, apesar de ser jogável e até agradável mesmo tendo um certo nível de repetição. Para quem curte diferentes tipos de simulador, vale a pena a experiência.


NOTA: 7.0/10

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page