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Foto do escritorGuilherme Ribeiro

Review: Fall Of Porcupine



Todos sabemos que a vida de médico é bem corrida e complicada. Fall Of Porcupine vem para mostrar a rotina de um jovem médico numa pequena cidade.



O JOGO


Fall Of Porcupine é um jogo narrativo desenvolvido pela Critical Rabbit e distribuído pela Assemble Entertainment. No controle de Finley, um médico iniciante, acompanhamos sua jornada em Porcupine, uma pequena cidade onde nosso doutor atua no Hospital St. Ursula. Como é sua primeira experiência no ramo hospitalar, Finley começa a entender sobre a indústria da saúde, seja o lado bom ou o lado ruim. Além disso, sofre as consequências do árduo trabalho de um médico. Acompanhe a vida de Finley e veja se é possível equilibrar a vida profissional com a vida particular.


Mais um dia de labuta.
Mais um dia de labuta.

MINHAS IMPRESSÕES


O jogo em si é simples e bem focado na história. Pode parecer meio arrastado para aqueles que não gostam de muitos diálogos, então tenha em mente que a maior parte do jogo são diálogos e mais diálogos. Existem muitos personagens e você consegue interagir com a grande parte deles, o que enriquece a narrativa. Como é um jogo sobre relações e problemas, prestar atenção nos diálogos é essencial para compreensão do jogo e o que ele quer apresentar. Infelizmente, o jogo não está em Português-Brasil, o que pode afastar alguns jogadores brasileiros pelo fato do jogo ser carregado de texto.


Entre um momento e outro na história, temos alguns minigames, como por exemplo, para administrar um medicamento, dar uma injeção ou jogar basquete depois do expediente, algo que é bom para dar um respiro e não deixar o jogo tão monótono. Mesmo assim, eu fiquei exausto de tanto texto e interação com os personagens. Os minigames também não são nada inspiradores. Como a proposta do jogo é contar uma história e te fazer refletir sobre algumas questões, é totalmente entendível que ele tenha muito texto. Os personagens tem suas personalidades bem definidas e são bem escritos. A arte do jogo é bem bonita e dá um ar leve para uma história que contrasta com o visual.


Existem dois problemas em Fall Of Porcupine que são bem irritantes. O primeiro deles é que não existe uma indicação de ponto de salvamento, sequer um aviso. Como o jogo salva automaticamente em pontos específicos da história mas não te avisa quando, você não terá certeza de onde parou, caso você feche o jogo. Ou seja, você pode ter feito muita coisa e lido muitos diálogos, fechou o jogo e, quando foi continuar, volta de um ponto anterior ao que tinha parado, tendo que repetir todas as ações que tomou anteriormente. É bem irritante. O segundo problema é que o jogo tem muitos bugs, alguns que até te impedem de progredir na história. E então você tem que sair do jogo e, adivinha? Será levado ao último ponto de salvamento, o qual você não sabia qual era, já que o jogo não te avisa. E lá vai você fazer tudo de novo até chegar onde parou. Esses dois pontos geram uma certa frustração, porque o jogo é lento e, ao acontecer esses problemas, te dá uma sensação de tempo perdido.


No geral, Fall Of Porcupine tem seu mérito narrativo e visual, com uma história que quer te prender, mas que em muitos momentos, se perde. É um jogo relativamente longo por causa dos extensos diálogos e interações. Vai te fazer refletir e talvez até chorar. Se tiver em mente que a ideia do jogo é focar na narrativa, você terá uma boa experiência.


Eu te entendo, zelador.
Eu te entendo, zelador.

CONQUISTAS


Fall Of Porcupine tem conquistas que podem ser perdidas e, caso você perca alguma delas, terá que jogar tudo novamente. Por isso, preste atenção para não perder nenhum detalhe. Dê uma olhada nas conquistas antes de começar e interaja com tudo que você puder dentro do jogo. Fazer 100% não é difícil, mas pode se tornar uma tarefa cansativa.


Sempre há um tempinho pra uma partida de basquete.
Sempre há um tempinho pra uma partida de basquete.

CONCLUSÃO


A narrativa lenta de Fall Of Porcupine pode afastar alguns jogadores, mas para aqueles que jogarem pela história estão no caminho certo. O que não falta são diálogos para enriquecer aquele universo. No meu caso, o ritmo do jogo e os problemas já citados me desanimaram em muitos momentos. Fui jogando em sessões curtas e, mesmo assim, não fiquei empolgado.


Talvez Fall Of Porcupine não seja o que eu esperava, mesmo que tenha pontos fortes que eu consigo reconhecer. É uma experiência válida, de qualquer forma. A arte suave e os personagens carregam bem o jogo, ainda que fique sejam ofuscados por um ritmo lento. Enfim, se você gosta de jogos narrativos, talvez esses pontos não te incomodem e você consiga aproveitar Fall Of Porcupine melhor do que eu.


NOTA: 7.0/10

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