Batalhar com música ao vivo deve ser uma experiência peculiar, mas em Fairy Fencer F: Refrain Chord vemos que isso ajuda bastante.
O JOGO
Fairy Fencer F: Refrain Chord é um RPG tático desenvolvido pela Idea Factory, Compile Heart e Sting e distribuído pela Idea Factory International. Anos após uma batalha entre deuses, acompanhamos Fang, um espadachim, conhecido aqui como Fencer, que tem a habilidade de manusear armas especiais embuídas com Fairies também conhecidas como Furies. Junto de seus amigos, Fang vai em busca de reunir todas as Furies para poder assim ressuscitar a Deusa que estava no conflito de deuses.
MINHAS IMPRESSÕES
Fairy Fencer F: Refrain Chord logo me chamou a atenção por ser um RPG tático. Como adoro esse gênero, é bem fácil eu me divertir com ele. E, assim como muitos jogos do gênero, existem diversos detalhes que fazem cada um único. Aqui, temos as Muses, que cantam durante a batalha para elevar seus status. Num primeiro momento, não há nada demais, mas com o passar do tempo, tanto a sua Muse quanto a inimiga são bem chatas. E quando digo chatas é porque elas realmente não agregam nada ao jogo, apenas adicionam uma mecânica que, se não existisse, o jogo fluiria até melhor. Parece que o turno delas e o que podem fazer não fazem jus à obrigatoriedade de tê-las em praticamente todos os mapas. E notar isso é bem complicado, visto que o nome do jogo remete à essa mecânica como se fosse o grande atrativo do jogo. Quanto ao resto das mecânicas, não foge muito de jogos do estilo, sendo até muito simples.
O jogo não está em Português-Brasil, o que pode dificultar alguns jogadores a entender algumas descrições de habilidades e a história. E por falar na história, essa é descartável. Não me senti atraído em ler cada diálogo com atenção, visto que muitos deles parecem conversas entre personagens de um anime genérico. Em contrapartida, gosto do design dos personagens, pois eles são realmente únicos e carismáticos. As artes em 2D são bem bonitas, ao contrário do 3D, que deixa a desejar.
Os equipamentos não são tão atrativos, visto que poucos dos que você vai conseguindo ao longo do jogo são melhores que os equipados nos personagens quando entram em sua equipe. A variedade de Sub-Fairies é legal, mesmo que muitas não pareçam tão úteis. O sistema de fincar espadas no mapa para encontrar itens é ok, apesar de gerar alguns itens e masmorras, não é tão divertido.
Como RPG tático, Fairy Fencer F: Refrain Chord faz bem o básico mas erra bastante no diferencial, fazendo com que seja um jogado meio automático, muito por conta da principal mecânica ser bem broxante. No geral, é um jogo divertido, que dá pra jogar sem pensar muito e vai te fazer passar um tempo jogando.
CONQUISTAS
Em sua boa parte, as conquistas de Fairy Fencer F: Refrain Chord não são tão difíceis, mas vão exigir um certo tempo. Metade delas está ligada à história, então serão tranquilas de completar. Temos também algumas conquistas relacionadas à ações específicas, como por exemplo, vencer um mapa sem tomar dano ou inflingir 3000 de dano em um inimigo em um só golpe. Por fim, temos conquistas que exigiram um certo nível de grind, pois você terá que desbloquear todas as habilidades de algum Fairy e Sub-Fairy ao máximo, além de escavar boa parte do mapa, que não é pequeno. Então, apenas vá jogando, pois boa parte das conquistas você fará durante sua progressão. Já para conseguir o 100%, preste atenção nas conquistas específicas e tente forçá-las assim que possível.
CONCLUSÃO
Apesar da mecânica nada atrativa das Muses, eu me diverti jogando Fairy Fencer F: Refrain Chord. Os personagens são carismáticos e carregam o jogo nas costas, visto que a história não empolga. Evoluir as Fairies e Sub-Fairies me impulsionou para frente no jogo, pois queria ficar cada vez mais forte e testar novas táticas. Joguei sem muita pretensão, apenas indo em frente, sem muita dificuldade. Queria que tivessem mais opções de customização dos equipamentos e personagens. Parece que tudo foi focado nas Fairies e esqueceram de dar mais atenção à outros aspectos do jogo.
É uma pena que o jogo peque em tantos aspectos que fariam ser mais atrativos, ainda mais para jogadores que já jogaram os outros títulos da saga. Porém, quem conhece a Idea Factory já sabe o que vai encontrar. Mesmo assim, é divertido de se jogar, apesar de bem genérico. Vale a pena dar a chance ao título para, quem sabe, uma continuação mais empolgante venha a seguir.
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