top of page
Foto do escritorGuilherme Ribeiro

Review: Dave The Diver

Atualizado: 3 de nov. de 2023



A vida de mergulhador não é fácil, mas com nosso amigo Dave, tudo fica mais agradável.



O JOGO


Dave The Diver é um jogo casual de RPG de aventura e gerenciamento desenvolvido e distribuído pela MINTROCKET. Dave é um mergulhador que é convocado por Cobra, um velho conhecido de nosso querido protagonista, que propõe um trabalho para ele. Cobra vai abrir um restaurante de sushi e quer a ajuda de Dave para pegar os peixes que servirão de ingredientes para seu estabelecimento. Para isso, nosso mergulhador deverá explorar o misterioso Poço Azul, um mar cheio das mais diversas criaturas e perigos. Porém, além de ser o provedor de suprimentos, Dave ainda deve gerenciar o restaurante. Com o grande chef Bancho no comando da cozinha, Dave fará de tudo para ajudar seus amigos e fazer o Bancho Sushi ser um sucesso.


O imenso Poço Azul com toda sua biodiversidade.
O imenso Poço Azul com toda sua biodiversidade.

MINHAS IMPRESSÕES


Pense em um jogo que não para de te impressionar. Dave The Diver é esse jogo. Fazia tempo que eu não ficava tão animado por descobrir um jogo sem saber nada sobre ele. É algo único, uma experiência muito divertida. Ele acerta em todos os aspectos, desde o visual até a jogabilidade. Com horas de jogo, ainda vai lhe ser apresentado diversas mecânicas, sem atrapalhar ou encher de conteúdo sem motivo. Tudo é colocado suavemente e ligado à história de forma fluida.


E falando na história principal, temos uma narrativa leve e descontraída, com diálogos simples e que não cansam. Todos os personagens são bem escritos e tem seu carisma, principalmente Dave, que é um protagonista muito simpático. Vale lembrar que o jogo está em Português-Brasil, assim podemos desfrutar dessa agradável história sem precisar fazer aquela tradução simultânea na cabeça. Temos diversas referências espalhadas pelo jogo na medida certa, tanto com inserções pontuais de referências à cultura pop quanto com momentos da história onde a jogabilidade muda e nos remete a outros gêneros de jogos, fazendo quase que uma homenagem.


A arte do jogo é espetacular. Essencialmente 2D, mas com alguns elementos em 3D inseridos de forma agradável. As animações, em especial as do Bancho fazendo sushi, são sensacionais. O nível de detalhe em tudo é fenomenal e te deixa boquiaberto com o esmero com que foi feito. As criaturas marinhas tem movimentos fluidos e naturais, que tornam todo o ambiente marítimo num lugar vívido.


A jogabilidade se divide entre ir ao mar buscar os ingredientes e cuidar do restaurante. Desbravar o Poço Azul é bem divertido e te faz querer explorar mais e mais. A maioria da ação do jogo ocorre aqui, já que nosso mergulhador vive suas aventuras no fundo do mar. Quanto ao restaurante, é a forma de ganhar dinheiro e melhorar seus equipamentos. Apesar de ser um momento rápido comparado ao restante do jogo, é essencial para avançar e bem divertido.


Perceba que eu não estou entrando a fundo em detalhes da história e da jogabilidade porque eu quero que todo mundo tenha a mesma experiência que eu tive. Os momentos em que a jogabilidade muda totalmente ou as animações incríveis que abrilhantam o jogo devem ser apreciados. Na verdade, o jogo como um todo deve ser exaltado. Tudo é bem feito: jogabilidade, gerenciamento, novidades que não param de surgir mas não atrapalham o desenvolvimento, arte, lutas contra chefes... Eu poderia ficar listando tudo que o jogo tem de bom e ainda assim não faz jus ao que ele realmente é. Dave The Diver é o tipo de jogo que deve ser experienciado para entender sua grandiosidade.


O chef Bancho arrasa na cozinha.
O chef Bancho arrasa na cozinha.

CONQUISTAS


As conquistas de Dave The Diver são bem diversificadas. Boa parte delas você coneguirá simplesmente avançando na história, adquirindo melhorias e capturando peixes. Como é um jogo com bastante mecânicas, todas elas serão conectadas com alguma conquista. Além disso, existem ações específicas que ativam conquistas, mas que não são nada complicadas de se completar. O jogo é tão gostoso de jogar que você vai fazer 100% sem nem perceber. Vá jogando e, eventualmente, você conseguirá todas as conquistas, pois elas são relativamente fáceis, apenas levam tempo.


Bancho Sushi é um sucesso!
Bancho Sushi é um sucesso!

CONCLUSÃO


Acho que ficou claro que Dave The Diver é um jogão. Tem tudo pra se tornar muito popular e inspirar outros jogos. E espero que inspire, pois faz com maestria algo que muito jogo peca: divertir. O fator surpresa é muito presente nesse jogo. Você não vê as novidades chegando e, quando chega, é muito agradável. Segmentos que te fazem sorrir de tão bom que são.


O jogo é repleto de personagens e, ainda assim, consegue fazer com que eles sejam carismáticos e únicos. Não existem personagens descartáveis, todos eles tem um propósito. O Dave é simplesmente um amor de personagem. Não tem como não gostar dele. Quando é que alguém ia pensar que o jogo de um mergulhador iria ser tão divertido? Essa ideias originais fazem falta na indústria.


Eu recomendo demais Dave The Diver, pra todo mundo. Não tenha pressa, jogue no seu ritmo, saboreie esse jogo incrível. Não vai faltar coisa pra fazer, seja a história principal ou atividades secundárias. Você sente que tudo foi feito com muito carinho e amor. Esses sentimentos quase que transbordam pelo jogo e o tornam um dos jogos mais divertidos de 2023 até agora. Na verdade, não seria nenhum exagero dizer que ele é o jogo mais divertido do ano. Dave The Diver já é um clássico dos jogos indie.


NOTA: 9.5/10

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page