top of page
Foto do escritorGuilherme Ribeiro

Review: Crime O'Clock



Se os investigadores criminais pudessem voltar no tempo para entender seus casos, facilitaria muito seu trabalho. Em Crime O'Clock, esse sonho é realidade.




O JOGO


Crime O'Clock é um jogo investigativo desenvolvido pela Bad Seed e distribuído pela Just For Games. Como um investigador que atua através do tempo e aliado à uma inteligência artificial chamada EVE, você deve impedir crimes que estão ocorrendo ao longo das eras, causados por forças estranhas. Procure seus alvos e pistas em meio à cenários cheio de pessoas e objetos. Proteja a linha do tempo para que o futuro seja salvo.


Siga os passos de seus suspeitos.
Siga os passos de seus suspeitos.

MINHAS IMPRESSÕES


Adoro jogos que te fazem procurar uma agulha no palheiro, como os clássicos livros de Onde Está O Wally? fazem. E foi assim que Crime O'Clock chamou minha atenção. Porém, ele é mais do que apenas uma cena estática com elementos para procurar. Você tem o mesmo cenário com dez momentos diferentes no tempo para desvendar os acontecimentos.


A história até te prende no começo, mas com o decorrer dela, fica repetitiva e maçante, com mais texto do que jogabilidade. A maneira como o jogo é conduzido me incomodou demais, como se eu fosse segurado pela mão para ir do ponto A ao ponto B. Além disso, o ritmo como as coisas acontecem é lento. Somando esses dois fatores, dá uma sensação de não ter liberdade pra fazer muita coisa. Faça o que é mandado agora, termine e vá fazer a próxima tarefa. O seu personagem não tem falas, o que torna o jogo ainda mais um monólogo enorme da EVE. O jogo está em Português-Brasil, o que facilita em acompanhar a história e saber qual é o seu objetivo em cada missão.


A mecânica de encontrar os elementos no mapa é simples, mas quando mais mecânicas são implementadas, como poder ver dentro das casas e objetos, tive momentos de frustração. Eu encontrava o que era proposto, mas tinha que ser usado a ferramenta que o jogo exigia pra desvendar. Entendo a proposta, mas eu acho que só de selecionar com a ferramenta básica, já deveria funcionar. É querer complicar onde não precisa. Além disso, ocorrem minigames durante as fases que, na minha opinião, são chatos e quebram o ritmo do jogo.


A arte do jogo é muito bonita e estilosa. Em vários momentos você irá encontrar diversos personagens de séries, filmes, desenhos animados e animes andando pelo cenário. Aliás, existem muitas referências à cultura pop na história principal, até demais, eu diria. Quando aparece uma primeira vez, é legal, mas quando se repete algumas vezes, inclusive sendo parte da história do jogo, fica a sensação de falta de originalidade. Ao finalizar a história principal, você pode voltar em cada era e procurar por alguns personagens que são propostos, contando pequenas histórias sobre eles. Aqui, você só precisa encontrar cada personagem em dez momentos daquele cenário, que é bem mais agradável e dinâmico.


Confesso que tinha uma expectativa totalmente diferente sobre o que eu iria encontrar em Crime O'Clock. Achei que teria mais liberdade e mais diversão. Não me entenda errado, eu gostei do jogo, mas alguns momentos me deixaram meio frustrado, além dos textos muito carregados durante as fases que não me agradaram. Ainda assim, é um jogo divertido.


Um jogo da memória para extrair informações.
Um jogo da memória para extrair informações.

CONQUISTAS


Boa parte das conquistas está ligada à história principal. Apenas complete o jogo e você terá desbloqueado a maioria delas. Depois disso, para fazer o 100%, volte em cada era e ache todos os personagens solicitados. Leva um tempo, mas completar todas as conquistas de Crime O'Clock está longe de ser difícil.


Acidentes acontecem. Ou fazem acontecer.
Acidentes acontecem. Ou fazem acontecer.

CONCLUSÃO


Talvez minhas expectativas tenham atrapalhado um pouco sobre como eu vi o jogo. Na minha cabeça, seria algo mais dinâmico, mas me deparei com muitos textos, que pareciam encaixados em momentos errados, que quebravam o ritmo do jogo. E a história não é ruim, apesar de previsível, ela até consegue ter momentos que você se questiona sobre alguns princípios. Porém, o jogo fica mais lento.


Ainda assim, você consegue se divertir na investigação. Por isso, recomendo jogar em pequenas doses e ir saboreando o jogo aos poucos. As fases tem uma duração entre 15 e 25 minutos, dependendo da sua habilidade. Como eu joguei em longas sessões, pode ser que isso tenha influenciado na percepção do jogo ficar cansativo.


Enfim, Crime O'Clock tem seu charme e seu mérito, feito com carinho e inovando o estilo de procurar elementos num cenário cheio de coisas. Não existem tantos jogos nesse estilo com uma alta qualidade, então é uma grata surpresa ter um jogo bem trabalhado como esse.


NOTA: 7.5/10

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page