top of page

Review: Bem Feito



E se alguém encontrasse um jogo que foi perdido com o tempo e disponibilizasse para todos? E se, talvez, ele estivesse perdido por algum motivo obscuro? É o que veremos em Bem Feito.



O JOGO


Bem Feito é um jogo de mistério e terror desenvolvido pela oiCabie e distribuído pela QUByte Interactive. Graças à um emulador, temos acesso ao jogo Bem Feito, originalmente lançado para um console portátil chamado Jogaroto. No jogo em questão, controlamos Reginaldo, um garotinho simpático que mora no planeta B-613. Seu objetivo é cumprir suas tarefas diárias e conhecer novos amigos, mas algumas coisas parecem estranhas. Cabe a você descobrir os mistérios que rondam o jogo Bem Feito. Lembre-se: suas escolhas fazem a diferença.


Apenas um garotinho fazendo seus afazeres. Por enquanto.
Apenas um garotinho fazendo seus afazeres. Por enquanto.

MINHAS IMPRESSÕES


Você conhece o termo creepypasta? Aquelas histórias de terror da internet envolvendo fatos reais e o imaginário popular para criar teorias e contos assustadores. Então, Bem Feito é basicamente uma creepypasta jogável. A própria história contada nos arquivos do jogo dá um motivo pra ninguém lembrar desse jogo, que realmente nunca existiu, o que acaba sendo uma boa sacada da desenvolvedora. Inclusive, a história por trás do jogo fictício é bem desenvolvida e cheia de fatos misteriosos, ao contrário do próprio Bem Feito, que é bem simples. Por ser feito e distribuído por brasileiros, o jogo está em Português-Brasil, o que é ótimo para entender a história do jogo e alguns termos fazem mais sentido pra gente, como Jogaroto e AmiGo, fazendo alusão ao Gameboy e Amiibo, respectivamente.


Sem contar muito sobre o jogo, que inclusive é bem curto, você vive os dias do pequeno Reginaldo e faz suas escolhas, que terão impacto ao fim do jogo. Não sei como dizer isso sem estragar a surpresa, mas as coisas podem ficar bem sangrentas. Todo o suspense que o jogo passa ao chegar aos finais ou explorar os arquivos é bom, mas poderia ser melhor. Queria que tivesse mais bizarrices, mais terror e mais segredos escondidos. Me pareceu muito básico. Gostei da arte e da trilha, juntar coisas fofinhas com um fundo obscuro deixa tudo sempre mais tenso e aterrorizante, pois você nunca sabe o que pode acontecer.


Reginaldo tem brinquedos estranhos.
Reginaldo tem brinquedos estranhos.

CONQUISTAS


As conquistas de Bem Feito são até que bem simples. Conclua o jogo fazendo os dois finais possíveis e você já terá cumprido boa parte das conquistas. Além disso, quando você completa algumas delas, você receberá quatro números, que são as senhas para abrir os arquivos nas pastas. Por fim, algumas ações específicas são necessárias para as conquistas restantes, nada muito complicado. Um jogo bem tranquilo para os caçadores de conquistas.


Apenas mais um dia normal em B-613, certo?
Apenas mais um dia normal em B-613, certo?

CONCLUSÃO


Gosto da ideia do jogo ser uma creepypasta jogável, mas queria que ele tivesse mais conteúdo. Mais segredos, mais finais, mais modos de interagir com as coisas. O jogo tem muito elemento de suspense e terror, principalmente nos arquivos e fotos que você descobre, mas seria bem mais interessante ter mais desse recurso, até por ser um jogo curto, isso daria um charme a mais.


Como todo bom jogo brasileiro, eu recomendo que joguem, pois, assim como diz o nome do jogo, ele é bem feito. E feito com carinho, o que é mais importante. Um jogo que você fica desconfiado a todo momento, quase que te incomoda, mas de um jeito bom para o que propõe. E que também coloca alguns dilemas morais interessantes. Uma ótima forma de testar sua sanidade.




NOTA: 7.0/10

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page