Para todos aqueles que não tiveram a chance de vivenciar a era dos arcades, embarquem nesse mundo em Arcade Paradise.
O JOGO
Arcade Paradise é um jogo de gerenciamento e arcade desenvolvido pela Nosebleed Interactive e distribuído pela Wired Productions. Ashley é designada por seu pai, Gerald, para tomar conta da lavanderia chamada King Wash. Enquanto cuida do estabelecimento, Ashley encontra algumas máquinas de arcade antigas nos fundos da lavanderia e vê uma grande oportunidade de fazer dinheiro. E assim começa a jornada de nossa protagonista que, lentamente, vai transformando a lavanderia em um grande espaço cheio de jogos, sem que seu pai saiba o que está fazendo.
É claro que, enquanto trabalha duro nas máquinas de lavar, você sempre vai arranjar um tempinho para jogar nas máquinas de arcade, bater recordes e completar desafios, tudo para conseguir mais dinheiro e, consequentemente, mais máquinas.
MINHAS IMPRESSÕES
O jogo me fisgou desde o começo pela premissa de termos máquinas de arcade para jogar. Desde pequeno sempre amei jogar nessas máquinas, então bateu uma nostalgia boa daquele tempo. Devo avisar que o começo do jogo pode ser um choque pra quem esperava já ir de cabeça na ideia do arcade. Vai levar um tempo até que você possa se focar 100% nas máquinas e abandonar a lavanderia. No começo, cuidar da lavanderia não é de todo ruim, mas com o tempo, vai ficando cada vez mais chato ter que abandonar os jogos para cuidar das roupas. Existe uma alternativa para isso, que é usar um código no menu do jogo que facilita sua vida. Caso ache que isso é trapacear, boa sorte com a roupa suja.
A história do jogo é um ótimo pano de fundo, com um tema muito legal: faça o que gosta. Toda aquela pressão familiar, comparações e afins, não vale de nada, apenas nos faz sentir mal. Ashley faz de tudo para seguir seus sonhos e fazer o que te faz feliz, mesmo que seu pai não reconheça. Aliás, uma curiosidade: o dublador do pai de Ashley, Gerald, é o mesmo dublador do Geralt, do jogo The Witcher. O jogo está em Português-Brasil, o que é ótimo para entender a história e as instruções dos jogos.
Os jogos das máquinas de arcade são os mais variados possíveis. Muitos são clássicos reimaginados, outros são jogos completamente originais. Inevitavelmente, você vai gostar mais de alguns do que outros, seja pelos estilo de jogo ou pela dificuldade. O estilo visual do jogo é bem bonito e retrô, o que dá toda a atmosfera de anos 90.
É um jogo bem divertido e sem muitas complicações. Gerenciar a lavanderia e o arcade não é difícil ou complexo. Quando você consegue largar mão da lavanderia, o tempo vai passar muito rápido enquanto você se diverte nas máquinas de arcade. Depois de terminar a história principal, o desafio fica em concluir todos os objetivos dos jogos, o que vai te demandar um bom tempo, mas vai te dar aquela sensação de vencer o recorde da máquina de arcade, como nos velhos tempos.
CONQUISTAS
As conquistas vão demandar que você seja bom em muitos estilos de jogos. Tirando as conquistas relacionadas à história e ao gerenciamento do estabelecimento, a sua grande maioria é relacionada aos jogos, como por exemplo, conseguir todas as melhorias em um jogo ou simplesmente terminá-los. Alguns vão exigir mais de você do que outros, mas no geral, você só vai ter que jogar até conseguir. Com o tempo, você pega o jeito. Por isso, conseguir 100% das conquistas em Arcade Paradise vai te exigir um bom tempo.
CONCLUSÃO
Arcade Paradise é uma ótima pedida pra quem quer um jogo com uma progressão num ritmo bom e com muita diversão variada. Como existem diversas máquinas de arcade, alguma delas vai prender sua atenção, a ponto de você querer bater seu recorde. Mesmo com um começo mais lento, o jogo te mantém firme na busca em aumentar seu espaço para as máquinas de arcade.
É um jogo que vale bastante a pena, mesmo depois de zerar, pois você pode entrar só para jogar os jogos das máquinas. Além disso, existem DLCs que adicionam novos jogos, então você pode ter mais desafios. Gostei da história que é contada e a forma que você progride, recomendo demais que joguem e curtam, pois os arcades merecem essa homenagem.
Comments