Sabe quando você quer entrar no metrô lotado em horário de pico e sai uma horda de pessoas de dentro dele? Pois em Age Of Darkness: Final Stand você terá a mesma sensação de milhares de monstros vindo em sua direção.
O JOGO
Age Of Darkness: Final Stand é um RTS de sobrevivência da PlaySide Studios, distribuído pela Team17. Monstros abissais chamados Pesadelos emergem do umbral para tomar toda a terra em escuridão. É seu dever proteger e sobreviver contra todas as hordas que são enviadas aos milhares para extinguir tudo e engolir tudo com uma névoa letal.
Construa sua base, reforce suas defesas, treine soldados e coloque seu herói para comandar a defesa de suas terras para que sobrevivam uma noite mais.
MINHAS IMPRESSÕES
Nunca fui muito bom no gênero RTS. Apesar de ter jogado todos os clássicos em algum momento da minha vida, pouco tive êxito nesse estilo de jogo. Age Of Darkness exige um pouco mais do jogador do que só o básico. O jogo não possui legendas em Português-Brasil, o que pode dificultar no entendimento da história e das mecânicas para os não falantes da língua inglesa.
No momento dessa análise, o jogo ainda está em acesso antecipado e levo isso em consideração. Então, tudo que eu disser aqui tem espaço pra melhora. O jogo em si tem uma boa ideia, mas não sei se a execução é a mais atrativa no quesito jogabilidade. Tudo está muito travado, se atropelando. As unidades não respeitam comandos e ficam paradas do nada quando é pedido uma ação. Selecionar tropas é um desafio, pois a interface não te ajuda em absolutamente nada. E o jogo exige que você tenha controle completo e rápido de suas unidades, porque os monstros tem diversas formas diferentes, como por exemplo, um que explode em uma área envolta dele mesmo. O caos na tela e a interface nada amiga vão frustrar quem quer ter um bom desempenho.
Temos a campanha (por enquanto, apenas Ato 1 e 2) que não me atraiu nem um pouco. O personagem destacado como principal não te faz querer ter nenhuma conexão com o mesmo. Não darei spoiler da história, mas ele tem atitudes nada nobres no começo da campanha e logo depois você o controla pelo resto dela. Me importei muito pouco com a personagem. Inclusive, nenhum personagem apresentado tem qualquer tipo de apelo para que alguém goste deles. Além da campanha, temos o modo sobrevivência, que nada mais é do que o próprio nome diz: sobreviver. E esse é o modo principal, basicamente.
O jogo tem potencial, mas precisa muito melhorar a interface, comandos e tudo que possa deixar o jogo mais dinâmico, pois é a proposta aqui. Por mais que a ideia do jogo consista em ser um pouco mais difícil que jogos normais desse estilo, creio que seja melhor aprimorar a jogabilidade para que fique mais atrativo e menos repetitivo.
CONQUISTAS
Por enquanto, o jogo não possui conquistas. Talvez a versão final do jogo contenha algumas, pois seria interessante e mais um desafio para o jogo.
CONCLUSÃO
O jogo foi bem frustrante pra mim. Tanto na parte de jogabilidade como na falta de ritmo. Missões de campanha que não agregam em nada, com objetivos confusos, personagens sem carisma, controle de personagens péssimo. Enfim, tem bastante o que melhorar. Visto que está em acesso antecipado, ele vai melhorar. Talvez não na parte de personagens, mas em todo o resto, tem muito no que aprimorar ainda.
Por essas e outras, não consegui me divertir jogando Age Of Darkness. Foi bem cansativo e broxante quando várias unidades minhas morriam por causa de sua desinteligência artificial. Ou porque parte do meu exército ficava assistindo seus companheiros morrendo, sem mover um músculo pra ajudar. Ou porque eu tive que reiniciar um capítulo inteiro da campanha pois meu herói morreu tentando fugir de uma explosão, mas todo o seu exército fez uma parede que fez com que ele tivesse esse fim trágico.
É uma ideia boa, mas a execução deixou tanto a desejar que os verdadeiros Pesadelos eram outras coisas no jogo.
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