top of page

Review: AEW Fight Forever



O sonho de ser um lutador profissional nunca esteve tão perto como em AEW: Fight Forever.



O JOGO


AEW: Fight Forever é um jogo de luta livre desenvolvido pela YUKE'S e distribuído pela THQ Nordic e All Elite Wrestling LLC. Lutando pela famosa promoção de luta livre All Elite Wrestling, você terá toda a experiência de um lutador da AEW, com direito a vários tipos de lutas e estipulações que você já viu no programa. Com um plantel recheado de famosos lutadores, você pode assumir o controle de qualquer um deles ou criar o seu próprio lutador e se tornar uma lenda do wrestling profissional. Lute para atingir o topo e se torne campeão da AEW!


CM Punk voador!
CM Punk voador!

MINHAS IMPRESSÕES


Sou um grande fã de wrestling profissional. Acompanho a All Elite Wrestling desde sua criação e vejo a evolução desde então. Um de seus fundadores e também lutador, Kenny Omega, é reconhecidamente um apaixonado por jogos. Não impressiona ninguém que ele gostaria de ter um jogo de sua própria promoção. E foi o que aconteceu. AEW: Fight Forever é a realização dessa vontade. Jogos de wrestling profissonal não são novidade e já existem faz tempo e, na maioria das vezes, decepcionam. Então, tendo esse histórico em mãos, dá pra saber onde melhorar, certo? Bem, não exatamente.


Apostando num jogo mais arcade, AEW: Fight Forever acerta em ser mais veloz, mas peca nos controles. Tudo parece engessado, desde os movimentos até os personagens, principalmente quando se tem mais de dois lutadores em ringue. Falando nisso, todo jogo desse estilo erra nesse tipo de luta. É um inferno quando você está numa luta de duplas e vai fazer a contagem no oponente. O parceiro do seu adversário SEMPRE para a contagem. Seu parceiro aparece para te defender? Aparece, mas ele é barrado pelo seu corpo no chão, não consegue passar e te defender. É muito frustrante.


A customização também deixa a desejar. Imaginei que teria muito mais opções para criar meu próprio personagem, mas me deparei com uma seleção bem carente de escolhas, tanto visual como no leque de golpes. Quanto ao plantel de lutadores, acho que ele poderia ter vindo mais atualizado e com mais personagens, mas visto que já temos DLCs com implementação de novos lutadores, já temos um vislumbre de como atualizar o plantel.


O modo Road To Elite é interessante. Ao estilo modo carreira, você vive como um lutador da AEW galgando seu lugar ao sol. Seu lutador deve treinar e se recuperar para os shows semanais e PPVs. Os diálogos entre os personagens ora são muito engraçados e cheio de referências ao mundo do wrestling profissional, ora são tão genéricos que te tiram um pouco da imersão. No geral, é um modo para evoluir seu personagem ou para utilizar os lutadores já conhecidos e criar histórias totalmente novas. O jogo tem legendas em Português-Brasil, menos os nomes dos golpes, o que foi uma decisão acertada.


Não joguei o modo online, mas por relatos que li, muitos adversários forçam a saída do jogo quando estão para perder e os jogadores que iriam vencer não ganham nenhuma compensação por isso. Se eu já não tinha muita vontade de jogar as partidas ranqueadas, após esses relatos, vou passar longe. Para um jogo desse tamanho, esperava mais. Ainda sim, é um jogo divertido e vai render uns bons momentos.


Ouch!
Ouch!

CONQUISTAS


Temos diversos tipos de conquistas em AEW: Fight Forever. E já aviso: leva um bom tempo para completar 100% delas. Isso porque algumas dependem de muita repetição, como por exemplo, jogar com 50 personagens diferentes ou terminar o Road To Elite 10 vezes. Algumas outras vão exigir foco, como fazer uma mesma ação diversas vezes na mesma partida. E outras vão depender da boa vontade do seu adversário em se colocar numa situação específica para que você execute uma ação determinada.


Fato é que, se você não jogar frequentemente, vai demorar bastante para completar todas as conquistas naturalmente. Se for o caso de buscar os 100% rapidamente, apenas foque em cada conquista para forçá-las de uma vez.


As lutas podem chegar em níveis extremos.
As lutas podem chegar em níveis extremos.

CONCLUSÃO


Fiquei empolgado quando vi o anúncio de um jogo de luta da AEW. Fazia tempo que não tocava em jogos desse tipo porque, ano após ano, não via melhoras nesse gênero. Então, estava esperançoso com AEW: Fight Forever. Confesso que me decepcionei um pouco. Erros que já aconteciam em outros jogos desse estilo sendo repetidos aqui. Não me entenda errado, o jogo é divertido, mas quando você olha com um olhar mais crítico e joga por mais tempo, muitos aspectos te incomodam cada vez mais.


O modo robótico como os juízes fazem a contagem, não poder controlar a direção em que seu golpe vai sair e até algumas mecânicas nada precisas me deixavam meio chateado. Mesmo indo em outra direção, AEW: Fight Forever acabou no mesmo lugar que outros jogos do gênero.


Apesar disso, nem tudo está perdido. Como é apenas o primeiro jogo da franquia, é normal ter esses tipos de erros, mesmo que eu ache que seriam evitáveis. Penso que, com essa base, eles podem melhorar tantos aspectos e ouvir a comunidade sobre o que está bom e o que está errado com o jogo. A comunidade de wrestling profissional é apaixonada e exigente, então espero que ouçam suas sugestões e que melhorem num futuro próximo, seja nesse próprio jogo ou uma possível continuação.


NOTA: 7.5/10


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page